Ações e Programas
As ações e programas da UFAPE concentram-se, sobretudo, nos eixos do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, conforme apresentado nesta seção.
ENSINO – Pro-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG)
Conforme a Política de Ensino de Graduação da UFAPE – PEG, as ações desenvolvidas na graduação são ancoradas nos documentos basilares da IES, a saber: Estatuto, Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, dentre outros, tendo como indissociável a sua relação com a Política de Extensão, Resolução nº 006/2022 – CONSEPE/UFAPE ; Política Institucional de Pesquisa e Pós-Graduação, Resolução nº 007/2024 – CONSEPE/UFAPE ; e Política de Assistência Estudantil – PAEST, Resolução nº 008/2023 – CONSEPE/UFAPE.
Além disso, as atividades de ensino tomam como imprescindível o contexto regional que circunda a UFAPE, relacionando-o diretamente com o desenvolvimento dos cursos de graduação, dos gestos didáticos e metodológicos, dentre outros fatores, ou seja, de todos os princípios educacionais.
Na UFAPE, atualmente, são ofertados sete (07) cursos de graduação no formato presencial, nas categorias de bacharelado e licenciatura, a saber: Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Zootecnia, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia de Alimentos, Bacharelado em Medicina Veterinária e Bacharelado em Ciência da Computação. A partir de 2025, também haverá a oferta do curso de Bacharelo em Administração e os cursos de Direito e Ciências Contabéis serão ofertados em 2026.
Configura-se um esforço institucional o de promover ações afirmativas que resultem na inclusão de parcelas significativas da população no processo de formação superior, fundamentando-se nos princípios de:
a) Compromisso social;
b) Interiorização;
c) Interdisciplinaridade;
d) Interinstitucionalidade.
Os programas acadêmicos voltados para o ensino na UFAPE, gerenciados pela Coordenadoria de Programas Acadêmicos (CPAC) da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), visam estimular o desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam a iniciação à docência no ensino superior, contribuindo para permanência dos discentes em seus cursos, bem como para o progresso contínuo do ensino de graduação, conforme descritos a seguir:
1. Programa de Tutoria: Atender aos discentes com necessidades de aperfeiçoamento sobre saberes básicos que são essenciais para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional; e aos discentes que já desenvolveram certas expertises sobre determinados campos do saber, dando-lhes a oportunidade de socializá-las com os menos experientes.
2. Programa de Monitoria: Promover a iniciação à docência de discentes dos cursos de graduação da UFAPE por meio de atividades de colaboração entre docente e discente monitor, e discente monitor e seus monitorados.
3. Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) – FACEPE/UFAPE: Propiciar a permanência de discentes, que estudaram em escolas públicas e tiveram um bom desempenho no ENEM, no ensino superior, levando-os a iniciar-se na pesquisa ou extensão.
4. Programa de Educação Tutorial (PET) – CAPES: Desenvolver ações fundadas no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, para a promoção de atividades acadêmicas de excelência. Temos quatro (04) PET interdisciplinares: PET Criativação, PET Biotecnologia/formato original, PET Conexões de saberes/Comunidades populares e quilombolas e PET Rede de Saberes Educação em Linguagens, Tecnologia e Inclusão.
5. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES: Promover iniciação à docência para discentes dos cursos de graduação que estejam cursando o primeiro ciclo do seu curso.
6. Programa de Atividades de Vivência Interdisciplinar (PAVI): Atender aos discentes que queiram experienciar, para além do que é ofertado nos componentes curriculares dos seus cursos, atividades teórico-práticas e interdisciplinares relacionadas a habilidades e competências que eles devem ou almejam adquirir.
Durante o processo de formação na graduação, os estudantes da UFAPE são acompanhados com o objetivo de oferecer suporte e subsídios que favorecem as condições de permanência e de um melhor rendimento em seu percurso formativo na universidade, atuando de forma preventiva para a redução das taxas de retenção e de evasão no ensino superior e, consequentemente, aumento da taxa de sucesso dos cursos de graduação. O acompanhamento realizado envolve vários setores e ocorre mediante um conjunto amplo de ações, tais como:
I – acompanhamento pedagógico;
II – suporte psicológico;
III – auxílio financeiro;
IV – disponibilização de bolsas em programas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo;
V – serviços de acessibilidade;
VI – mobilidade acadêmica, Resolução 010/2023 – CONSEPE/UFAPE;
VII – internacionalização.
O estudante da UFAPE também é acompanhado pelo Monitoramento do Progresso Acadêmico, realizado pela coordenação de curso, e permite diagnosticar precocemente discentes com baixo rendimento acadêmico, de modo a intervir, por meio de ações pedagógicas sistemáticas, minimizando, também, os riscos de evasão e retenção.
Objetivos estratégicos das ações de ensino
1) Fortalecer a qualidade do ensino de graduação e pós-graduação;
2) Melhorar o desempenho acadêmico dos discentes de graduação e pós-graduação;
3) Elevar os indicadores dos cursos de graduação para consolidação dos cursos existentes;
4) Expandir a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação.
PESQUISA – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI)
No âmbito institucional da UFAPE, a pesquisa constitui um processo essencial e contínuo na atividade acadêmica, considerando os aspectos de formação humanística, científica e profissional, bem como a produção, a divulgação e a socialização dos conhecimentos e produtos gerados na instituição. A pesquisa científica é considerada como o conjunto de procedimentos sistemáticos, planejados com base no raciocínio lógico e processos indutivos, para compreender e/ou solucionar problemas elaborados ou demandados, mediante a utilização de métodos científicos.
Assim, a Política de Pesquisa da UFAPE busca estabelecer os objetivos e as diretrizes para o desenvolvimento das pesquisas, considerando a importância de todas as áreas do conhecimento e garantindo autonomia para docentes e pesquisadores na condução dos projetos. As atividades de pesquisa realizadas na UFAPE englobam diferentes áreas do conhecimento e buscam focalizar cenários da realidade local, regional e nacional. Ademais, as pesquisas realizadas na UFAPE devem estar em consonância com o desenvolvimento do Semiárido brasileiro, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A gestão das atividades de pesquisa na UFAPE está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), através da Diretoria de Pesquisa, de suas coordenações e seções. As atividades de pesquisa são constituídas de diferentes ações que objetivam a geração e o avanço do conhecimento, ligados à formação de recursos humanos qualificados e compreendem o cadastro e o estímulo à participação em projetos e grupos de pesquisa, captação de recursos, programas de iniciação científica, coordenação geral de coleções, herbários e biotérios, coordenação de ética na pesquisa em humanos, animais e patrimônio genético, além da comunicação científica e difusão de resultados de pesquisas.
Em 2023, a UFAPE possui 28 (vinte e oito) grupos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento cadastrados e ativos no Diretório de grupos de Pesquisa CNPq, o que vem contribuindo para o amadurecimento da pesquisa na Instituição, resultado no fortalecimento de diversos programas institucionais, dos quais destacam-se: Programas Institucionais de Iniciação Científica com bolsa (PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM) ou sem bolsa (PIVIC, PIVIC-Af e PIVIC-EM), com os objetivos de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre discentes de graduação e ensino médio, mediante a participação em projetos de pesquisa científica, além do Programa de Divulgação Científica, conforme descrição a seguir:
1. Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC): O Programa é voltado aos discentes dos cursos de graduação da UFAPE, através da participação em projetos de pesquisa orientados por servidores e/ou pesquisadores vinculados à UFAPE. As bolsas são concedidas com recursos próprios da UFAPE e do CNPq.
2. Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC/PIVIC-Af/UFAPE/CNPq): Este programa é direcionado para discentes que tenham ingressado na instituição através de políticas de ações afirmativas, contribuindo para equidade social. Os discentes são orientados por servidores e/ou pesquisadores vinculados à UFAPE. As bolsas são concedidas com recursos próprios da UFAPE e do CNPq.
3. Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/PIVIC-EM): Este Programa é voltado para discentes de Ensino Médio matriculados em escolas públicas e as bolsas são concedidas com recursos próprios da instituição e do CNPq.
4. Programa Divulgação Científica e Tecnológica: Este Programa visa a concessão de bolsas, e a modalidade voluntário, para discentes de graduação com objetivo de desenvolvimento de ações de divulgação científica e tecnológica da PRPPGI.
Objetivos estratégicos das ações de pesquisa
1) Incentivar a produção acadêmica e a inovação científica e tecnológica;
2) Promover pesquisas que melhorem o desenvolvimento municipal e regional;
3) Fortalecer a disfusão e a divulgação científica;
4) Estimular a internacionalização das pesquisas.
EXTENSÃO E CULTURA – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC)
As ações de Extensão Universitária da PREC/UFAPE proporcionam uma interação dialógica transformadora entre universidade e demais setores da sociedade por meio da ação protagonista dos discentes, com vistas a promover uma formação acadêmica ética, cidadã, propositiva e voltada ao desenvolvimento regional. De acordo com a Política Nacional de Extensão elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, as atividades de extensão devem ser desenvolvidas nas áreas temáticas e atuarem de forma integrada com o território e grupos populacionais específicos, especialmente os excluídos e aqueles em situação de vulnerabilidade social. As áreas temáticas da Extensão são:
a) comunicação;
b) cultura;
c) direitos humanos e justiça;
d) educação;
e) meio ambiente;
f) saúde;
g) tecnologia e produção; e
h) trabalho.
Neste contexto, a PREC implementou na UFAPE em 2022 a Política de Extensão, que norteia o desenvolvimento de atividades de Extensão nas modalidades de Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviço. Esta Política é operacionalizada por meio de Programas Institucionais sem e com fomento financeiro. Quando com fomento, tem seu dimensionamento e manutenção dependentes de disponibilidade orçamentária. Estes programas promovem e organizam as atividades de Extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica, juntamente com os demais setores da sociedade. Em 2023, todos os programas institucionais descritos abaixo foram implementados. Os Programas Institucionais de Extensão da PREC/UFAPE são:
1. Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX: Este programa é direcionado à comunidade acadêmica, com o objetivo de estimular e promover a realização de Projetos de Extensão, coordenados por docentes ou técnicos-administrativos da UFAPE, para os quais são direcionados recursos orçamentários de fomento na forma de bolsas de Extensão para discentes dos cursos de graduação e ajuda de custeio. Este programa também pode contar com a participação voluntária de outros docentes, técnico-administrativos e discentes de graduação e pós-graduação.
2. Programa Institucional de Extensão em Fluxo Contínuo: Este programa é direcionado à comunidade acadêmica, e visa estimular e promover a realização das diferentes modalidades de atividades de Extensão (Programa, Projeto, Evento, Curso e Prestação de Serviço), coordenadas por docentes ou técnicos-administrativos da UFAPE e com a participação de discentes de graduação e pós-graduação, sem ônus para universidade, ou seja, sem o fomento para bolsas e custeio das atividades.
3. Programa Institucional de Cursos de Extensão – PIACEX: Este programa é direcionado à comunidade acadêmica, com o objetivo de estimular e promover a realização de Cursos de Extensão, coordenados por docentes ou técnicos-administrativos da UFAPE, para os quais podem ser direcionados recursos orçamentários de fomento na forma de bolsas de Extensão para discentes dos cursos de graduação e ajuda de custeio, quando da disponibilidade orçamentária. Este programa também pode contar com a participação voluntária de outros docentes, técnico-administrativos e discentes de graduação e pós-graduação.
As ações de Arte e a Cultura da UFAPE visam contribuir para o fortalecimento da arte e cultura regional, bem como proporcionar aos discentes um acolhimento cultural, pertencimento e o desenvolvimento de habilidades e percepções humanísticas. Neste contexto, a PREC implementou, em 2023 na UFAPE a Política de Arte e Cultura, que contempla atividades de Arte e Cultura nas modalidades de Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviço. A política é operacionalizada por meio de Programas Institucionais sem fomento e ou com fomento financeiro. Quando com fomento, tem seu dimensionamento e manutenção dependentes de disponibilidade orçamentária. Estes programas promovem e organizam as atividades de Arte e Cultura desenvolvidas pela comunidade acadêmica e proporcionam a interação com as expressões artísticas e culturais, com vista ao fortalecimento da Arte e Cultura regional, promovendo a integração acadêmica, o sentimento de pertencimento e desenvolvimento de habilidades e percepções humanísticas. Os Programas Institucionais de Arte e Cultura da UFAPE são:
1. Programa Institucional de Bolsa de Arte e Cultura – PIBAC: Este programa é direcionado à comunidade acadêmica, com o objetivo de estimular e promover a realização de Projetos de Arte e Cultura, coordenados por docentes ou técnicos-administrativos da UFAPE, para os quais são direcionados recursos orçamentários de fomento na forma de bolsas de Extensão para discentes dos cursos de graduação e ajuda de custeio.
2. Programa Institucional de Arte e Cultura em Fluxo Contínuo- PIAC–FC: Este programa é direcionado à comunidade acadêmica, e visa estimular e promover a realização de diferentes modalidades de atividades de Arte e Cultura, coordenadas por docentes ou técnicos-administrativos da UFAPE e com possibilidade de participação de discentes de graduação e pós-graduação, sem ônus para universidade, ou seja, sem o fomento de bolsas e custeio das atividades.
Ainda, visando proporcionar uma integração entre a estrutura administrativa da PREC com discentes de graduação em relação à Extensão e à Cultura foi implementado o seguinte Programa Institucional:
Programa Institucional de Apoio à Extensão – PIBAE: Este programa é direcionado à discentes de graduação da UFAPE, com objetivo de incentivar e promover o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio de vivências administrativas e acadêmicas em Extensão e Cultura, que contribuam para sua formação profissional e cidadã, para os quais são direcionados recursos orçamentários de fomento na forma de bolsas de apoio à Extensão.
Com a curricularização da Extensão, as atividades de Extensão da UFAPE devem ser inseridas na matriz curricular dos cursos de graduação da UFAPE, na forma de Atividade Curricular de Extensão (ACEX). Mas também, estas atividades, juntamente com as atividades de Arte e Cultura podem ser registradas em outro componente curricular, a Atividade Curricular Complementar (ACC).
Por fim, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028 da UFAPE, a Extensão Universitária da UFAPE está alinhada com as cinco dimensões de avaliação que caracterizam a extensão universitária: Políticas de Gestão, Infraestrutura, Plano Acadêmico, Relação Universidade Sociedade e Produção Acadêmica (FORPROEX, 2001), que norteiam os objetivos das ações da PREC.
Objetivos das ações de Extensão e de Arte e Cultura:
1) Fortalecer a Extensão Universitária no âmbito da UFAPE;
2) Elevar os indicadores de Extensão da UFAPE;
3) Fortalecer a Arte e a Cultura da UFAPE;
4) Contribuir com a formação acadêmica e com a Curricularização das Atividades de Extensão;
5) Promover a formação continuada sobre extensão universitária junto à comunidade acadêmica.
INOVAÇÃO
A Inovação e o Empreendedorismo são temas imprescindíveis para o avanço de qualquer sociedade, principalmente em uma sociedade que está cada vez mais conectada pelo uso da tecnologia de informação. Sendo transversais e abrangentes, a compreensão desses temas neste PDI deve concretizar uma ação transformadora no conjunto das atividades acadêmicas. A atitude transversal é aqui entendida de forma ampliada, envolvendo o tripé já bem conhecido – ensino-pesquisa-extensão, além de auxiliar para atualização, de forma contínua, das práticas de gestão. Uma formação acadêmica de excelência é dada pela perspectiva do envolvimento da necessidade de reflexão contínua sobre práticas de ensino e pesquisa, para que a formação acadêmica esteja em conformidade com as demandas da sociedade.
Deste modo, é necessário estimular a inventividade e a criatividade, além de permitir uma aprendizagem ativa, autônoma e interativa, possibilitando troca de conhecimento e a colaboração entre pares. O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação – MLCTI (Lei nº 13.243/2016), regulamentado pelo Decreto nº 9.283/2018, alterou a legislação nessa área e proporcionou a criação de um ambiente mais favorável à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação nas universidades. A geração de novas tecnologias precisa ser uma prática permanente a partir do desenvolvimento de pesquisas, seja esta básica ou aplicada, assim levando benfeitorias para a sociedade, além da inserção regional e nacional da Instituição. A proteção dessas tecnologias tem como objetivo resguardar os direitos patrimoniais da UFAPE frente aos investimentos financeiros e intelectuais aplicados no desenvolvimento das pesquisas.
O ambiente de inovação e empreendedorismo na Instituição foi estabelecido pela criação do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), pela Resolução nº 02 de 22 de fevereiro de 2021, pelo Regimento Interno da Incubadora de empresas Cactus, Resolução nº 01 de 22 de fevereiro de 2022, bem como pelo estabelecimento da Política Institucional de Inovação Empreendedora, conforme a Resolução nº 02 de 11 de abril de 2022. Considerando o contexto regulamentador, a cultura inovadora e empreendedora deve ser incentivada na UFAPE em todas as modalidades e níveis de ensino. Assim, pretende-se planejar e executar um Plano de Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Tecnológico (PIEDT) envolvendo todos os segmentos da Instituição, devendo seguir eixos estratégicos:
a) Inovação no ensino;
b) Disseminação da prática da inovação e do empreendedorismo; e
c) Fortalecimento da propriedade intelectual.
Obras
- SERVIÇOS REMANESCENTES DO PRÉDIO DA BIBLIOTECA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO – UFAPE – CONTRATO 01/2023 – N° processo: UFRPE de n° 23082.24457/2022-66
Nesta seção são divulgados os contratos de obras realizados pela UFAPE
Consulte o detalhamento dos contratos de obras realizadas pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco no site da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do link abaixo ou seguindo o passo a passo:
https://sigs.ufrpe.br/public/jsp/portal.jsf
Passo a passo:
- Acessar o site: https://www.ufrpe.br/br/processoeletronico
- Acessar o link: CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR PROCESSOS ELETRÔNICOS;
- Na barra lateral esquerda, clique em processos;
- Digite o número do processo a ser consultado;
- Clique em consultar processo.
Referências complementares
Informações complementares sobre os outros programas, projetos, obras, ações e atividades da UFAPE podem ser consultadas nos seguintes documentos:
RELATÓRIO DE GESTÃO DA UFAPE 2022
RELATÓRIO DE GESTÃO DA UFAPE 2023
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFAPE (PDI) – 2023-2028